O índice de aprovação do presidente americano, Barack Obama, caiu para 40%, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29), o que poderia ser um reflexo do impasse envolvendo a dívida pública, e da situação econômica do país.
O instituto Gallup observou que a margem de aprovação de Obama já havia caído para 41% em várias ocasiões desde que ele assumiu a presidência, em janeiro de 2009, mas lembrou que era de 50% em 7 de junho.
A nova porcentagem de aprovação está próxima dos 41% que concordaram com o presidente em seu gerenciamento da polêmica crise da dívida pública, cujo teto, de US$ 14,3 trilhões, tem que ser aumentado até 2 de agosto para evitar que o país entre em recessão.
Pesquisas recentes mostram que, nesse tema, Obama apresenta números melhores do que os congressistas de seu partido, o Democrata, ou da oposição republicana. Uma pesquisa do Gallup atribui um apoio de apenas 18% ao desempenho do Congresso na gestão da crise da dívida.
Segundo a pesquisa desta sexta-feira, Obama é apoiado por 72% dos democratas, 34% dos independentes e 13% dos republicanos. Já 52% das pessoas ouvidas consideram a situação econômica do país medíocre, a maior porcentagem desde agosto de 2010. Para três quartos dos entrevistados, o panorama vai piorar, a maior porcentagem desde março de 2009.
A pesquisa, que apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais, foi feita em 27 de julho, e ouviu 1.007 adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário